Africa Basquetebol

20 junho 2008

ANGOLA : Lutonda decide hoje integração na selecção nacional

O base do 1º de Agosto Miguel Lutonda, convocado para pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol, que vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim (China) em Agosto próximo, decide hoje, sexta-feira, se joga ou não pelos campeões africanos, depois de ter anunciado o seu abandono.

Em declarações à Angop, durante a gala de premiação dos melhores atletas de 2008, realizada na noite de quinta-feira pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB), o atleta informou que tomará uma decisão depois da conversa com o presidente da federação, Gustavo da Conceição, agendada para hoje.
Miguel Lutonda conquistou o troféu de melhor marcador de lances livres.
“Eu já anunciei o meu abandono à selecção nacional, mas ainda assim fui convocado. Vou falar com o presidente da FAB para saber os motivos da minha chamada e analisar quais as vantagens de voltar a representar a selecção, uma vez que até ao momento não me sinto compensado por tudo que dei pelo país”, sublinhou o atleta, duas vezes eleito melhor jogador africano.
“Não me juntei ao grupo para os habituais exames médicos porque não respondi positivamente à convocatória. O presidente da federação falou comigo ao telefone, mas precisamos conversar pessoalmente para acertar alguns pormenores”, acrescentou.
Miguel Lutonda, de 37 anos de idade, afirmou, depois do Afrobasket2007, que não iria representar mais o “cinco” nacional, alegando que as constantes lesões o impediam de dar o contributo esperado no seu clube e que não sentia o seu trabalho valorizado.
Além dos cinco troféus continentais, com a selecção sénior, conquistou um africano em sub-22, duas Taças dos Clubes Campeões e marcou presença em mundiais de juniores e seniores (2002 e 2006) e em Jogos Olímpicos (2000 e 2004).
A pré-selecção nacional segue sábado para Espanha, ao contrário de sexta-feira como estava previsto. Segundo uma fonte da FAB, a companhia área angolana Taag alterou o programa de voo.